Lufthansa oferecerá internet banda larga em voos de curta e média distância a partir de 2016

Cortesia: Airbus.

Cortesia: Airbus.

A partir de meados de 2016, a Lufthansa passará a ser a primeira empresa aérea da Europa a oferecer internet banda larga a bordo do voos de curta e média distância. Com isso, os passageiros em voos domésticos e continentais terão total liberdade de comunicação e poderão usufruir internet banda larga acima das nuvens. Os primeiros aviões serão equipados com a nova tecnologia em meados de 2016.

Carsten Spohr, presidente da Deutsche Lufthansa AG: “A Lufthansa sempre foi pioneira no desenvolvimento de ofertas internet a bordo. Depois de equiparmos todos os aviões da frota intercontinental Lufthansa com o FlyNet, continuamos sua história de sucesso com internet a bordo nas rotas de curta e média distância. Com isso, somos a primeira empresa aérea da Europa a oferecer aos passageiros a experiência de surfar com a mesma qualidade e velocidade como em casa.”

A nova oferta da Lufthansa e sua parceira tecnológica Inmarsat se baseia na tecnologia de satélite banda larga (banda Ka) de última geração, e oferece cobertura confiável e sem interrupções em voos de curta e média distância por meio da rede Global Xpress da Inmarsat. Há pouco tempo, a Inmarsat posicionou com sucesso seu terceiro satélite no espaço. O passageiro poderá usar o seu próprio dispositivo móvel via WLAN para acesso à internet banda larga, que lhe oferece desde serviços simples como e-mail, a aplicativos mais sofisticados e, finalmente, o streaming. Além disso, o passageiro poderá usar SMS e transferência de dados por meio de seu próprio telefone celular. Devido a pedidos explícitos dos clientes, continuará não sendo possível ter telefonia a bordo.

Com sua longa experiência na área da modificação de aviões, a Lufthansa Technik irá integrar todos os sistemas e componentes aos aviões, o que abrange não só a instalação como todos os trabalhos necessários em relação às diretrizes jurídicas do transporte aéreo e habilitação.

A Lufthansa System fornece a infraestrutura necessária para que o acesso à internet funcione a bordo. Isso inclui tanto a operação da rede no avião – a condição técnica para WLAN a bordo -, como a cessão do software necessário para a operação de um portal internet.

Além disso, Lufthansa Systems e Lufthansa Technik planejam uma parceria global de longo prazo para poder oferecer uma plataforma moderna de TI a bordo (Board Connect) e de aplicação multifuncional com acesso internet banda larga também a outras empresas aéreas. Tanto o Grupo Lufthansa como futuros clientes em outros mercados se beneficiam dessa forte parceria por meio de serviços adicionais e riscos menores.

Em 2017, a Lufthansa participará de um programa de testes de uma nova rede europeia híbrida, que combina a tecnologia LTE da Deutsche Telekom com a tecnologia de satélite banda S. Essa promissora e inovadora tecnologia oferece potencial no que diz respeito aos custos, e pode ser adequada de forma flexível às necessidades futuras de transferência por banda larga.

Em 15 de janeiro de 2003, a Lufthansa operou o primeiro voo de linha do mundo com acesso à internet banda larga. Em 2006, apesar da crescente popularidade entre os passageiros, a internet banda larga tecnicamente confiável via WLAN teve que ser encerrada porque os satélites necessários deixaram de ser operados. A partir de dezembro de 2010, a Lufthansa voltou a ser a primeira empresa aérea a oferecer acesso à internet banda larga em seus voos intercontinentais. Desde início deste ano, o FlyNet está disponível em todos os 106 aviões de longa distância da frota Lufthansa. Com isso, a Lufthansa oferece a maior frota de longa distância com acesso à internet banca larga do mundo.

Fonte: Deutsche Lufthansa.

Leave a Reply