Cor-de-rosa: Vestindo uma aeronave para combater o câncer

Cortesia: Delta Air Lines.

Cortesia: Delta Air Lines.

Recém-saído da oficina de pintura, o mais recente “Pink Plane” da Delta voou para o céu, poucos dias antes de estar programado para voar com uma cabine cheia de funcionários que sobreviveram ao câncer de mama ou que estão lutando contra a doença, no anual 11º Breast Cancer Survival Flight da companhia aérea.

O Boeing 767-400ER, que conta com uma customização temática em rosa desde 2010, deveria ser pintado novamente, então as equipes do departamento de Marketing e da divisão de Operações Técnicas da Delta – departamento de manutenção da companhia aérea – trabalharam em conjunto para projetar um visual renovado, aproveitando uma fórmula da pintura original para embrulhar a fuselagem em uma fita rosa.

O especialista em artes gráficas Joel Freeland do TechOps utilizou o software AutoCAD para criar uma imagem em grande escala mostrando como o projeto iria ficar em torno da fuselagem. É desafiante pegar um design plano e adaptá-lo em um plano 3D com todas as suas curvas, por isso um teste foi feito primeiro em um modelo de pequena escala.

Então chegou a hora de pintar. Pintores de aeronaves talentosos, muitos dos quais têm trazido à vida customizações especiais e projetos ao longo das últimas décadas, têm de trabalhar cuidadosamente criando camadas de tons únicos de rosa em toda a extensão do jato de fuselagem larga. Os pintores utilizam uma tinta contendo um pigmento especial que reflete cerca de 90% da luz visível, em comparação aos 30% de uma tinta normal.

Uma vez terminada e seca, a aeronave foi colocada de volta ao serviço hoje a caminho de Amsterdam, espalhando a conscientização sobre o câncer de mama em todo o mundo.

“É sempre bom ter a oportunidade de estar envolvido em algo que tem tanto impacto na família de alguém que tenha sido atingida por isso [câncer de mama]”, disse Freeland.

Esta foi a primeira aeronave da Delta pintada para a temporada – a Delta normalmente pinta aeronaves do outono até o início da primavera norte-americana. A companhia aérea irá pintar cerca de 80 ou mais jatos Delta em cada temporada.

Voo das sobreviventes de câncer de mama

Formalmente, o voo de funcionárias sobreviventes da Delta é o início da campanha de conscientização e angariação de fundos da companhia aérea para a Breast Cancer Research Foundation e ocorre no dia 1º de outubro.

Funcionários, clientes , amigos e familiares levantaram US$ 9,2 bilhões para a BCRF desde 2005, incluindo os US$ 1,3 milhão do ano passado. As contribuições da Delta têm financiado o trabalho vital de 37 projetos de pesquisa diferentes ao longo dos anos na busca da erradicação do câncer de mama.

Fonte: Delta Air Lines.

Leave a Reply