LATAM Airlines Group apresenta sua nova marca

  • Cortesia: LATAM Airlines Group.

Em um evento realizado hoje no Memorial da América Latina em São Paulo (capital), o Grupo LATAM Airlines apresentou a imprensa e convidados a sua nova marca, que unificará as duas marcas, TAM e LAN. O evento em São Paulo foi realizado ao mesmo tempo que um evento também de apresentação da nova marca em Santiago, no Chile. A escolha da marca LATAM é resultado da consolidação das duas companhias aéreas e é fruto de um grande estudo realizado em dez países após a associação entre as empresas.

Na ocasião, os executivos da TAM e do Grupo LATAM apresentaram a nova identidade visual do Grupo LATAM e explicaram um pouco mais sobre a nova marca.

O Grupo já está trabalhando para alterar, gradualmente, sua identidade corporativa em um prazo total de, aproximadamente, três anos. Ao final do prazo, seus espaços físicos, aeronaves, escritórios, páginas da internet e uniformes serão atualizados com o perfil da nova marca. Alguns avanços já são visíveis, principalmente na experiência de viagem dos passageiros, como é o caso das novas cabines que foram incorporadas à frota, das novas VIP Lounge em São Paulo e Santiago – as maiores da região e que já estão abertas ao público, formando a maior rede de salas para passageiros frequentes da região – ou das plataformas digitais como o entretenimento de bordo nos dispositivos móveis.

Após um extenso trabalho de integração depois da associação entre LAN e TAM, o Grupo LATAM Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anunciou que a marca do grupo de companhias aéreas mais importantes da América Latina e suas filiais será LATAM. Todas as companhias aéreas e de carga que integram o Grupo terão a marca trocada por LATAM, são elas: TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines – Paraguay), LAN Airlines e suas filiais na Argentina, Colômbia, Equador e Peru e as companhias de carga LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e, Mas Air.

Com relação à nova imagem, Jerome Cadier, VP de Marketing do Grupo LATAM, destaca que o logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor na LAN e na TAM. Por isso, escolheram como cores principais o índigo LATAM e o coral LATAM. A primeira representa o melhor dos dois mundos, já que se encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da LAN, e a segunda simboliza a energia e a paixão, valores essenciais da nova marca. Essas duas cores são acompanhadas por outras secundárias, que dão vida à diversidade daquilo que significa a América Latina.

O nome LATAM foi criado durante o processo de integração, que foi identificado a importância de termos uma identidade única para o Grupo. O processo para definição do nome teve várias etapas, em que foram avaliados os possíveis cenários de marca. O estudo foi realizado com o apoio da Interbrand, consultora global líder em gestão de marcas, em 10 países, dentre eles 5 onde companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines possuem operações domésticas de passageiros, e outros destinos de longa distância onde também há um alcance significativo: Brasil, Chile, Peru, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França e Itália. Também incluiu a conversa com nossos colaboradores e a consideração das necessidades dos nossos clientes, que foram reconhecidas no amplo estudo que deu origem à nossa nova proposta de valor.

Além disso, as marcas associadas ao Grupo serão unificadas, com o objetivo de oferecer um serviço único e alinhado à nova marca, o que será comunicado aos clientes conforme a evolução do processo.

Com relação aos Programas de Fidelidade LAN e TAM e de suas empresas relacionadas, seguirão implementando melhorias aos seus programas atuais, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente.

Juntas, as companhias aéreas continuaram como pioneiras no setor, com conquistas importantes, como a unificação bem-sucedida de sua malha de destinos para passageiros e carga, e a renovação da sua frota, incorporando os modelos de aeronaves mais modernos e eficientes do mundo em sua categoria, com a LAN sendo a primeira no continente americano a operar o Boeing 787 e a TAM se preparando para ser a primeira companhia aérea a trazer o Airbus A350 XWB para a região.

Leave a Reply