Academia Corporativa TAM inaugura instalações para treinamento prático de operações de carga

Cortesia: TAM.

Cortesia: TAM.

A Academia Corporativa TAM acaba de inaugurar uma área de treinamentos em que reproduz, na prática, as condições para embalagem, embarque e desembarque de cargas, a fim de aprimorar o trabalho e a segurança das operações. Localizada na Academia de Serviços da TAM, na Zona Sul de São Paulo, próxima ao Aeroporto de Congonhas, a sala dispõe de uma série de compartimentos, balanças, gaiola e pallets com rede para armazenamento para que os colaboradores da empresa tenham todo o conhecimento teórico e prático sobre a movimentação de cargas.

Nos treinamentos, é dada uma atenção especial às cargas perigosas. Para assegurar o correto manuseio desse material, os participantes são instruídos sobre a melhor embalagem dos produtos e como armazená-los em um compartimento próprio – uma gaiola com 2,5 metros de altura e 1,5 de largura -, nos terminais de cargas. Também aprendem como separar as caixas, dependendo do tipo de mercadoria, para evitar proximidade entre determinados produtos. Eles são treinados ainda sobre como embarcar kennels e gaiolas com animais de diferentes tamanhos.

A estimativa é de que os treinamentos capacitem, ao todo, cerca de 1,9 mil profissionais da empresa até o final de 2015, entre agentes de aeroportos, despachantes de cargas, além dos pilotos, comissários e agentes de rampa. Os cursos oferecidos duram 4h, 8h,16h ou 40 horas, a depender da temática, e abrangem desde a paletização de mercadorias, passando pelo manuseio dos produtos até a capacitação para o recebimento de cargas perigosas e orientação aos clientes sobre como embalarem esse tipo de produto para entrega na empresa. A expectativa é de que, ao final dos cursos, tenham sido ministradas até 772 horas de treinamento para todas as turmas participantes.

“Nossa ideia é levar para sala de aula o cenário mais próximo da realidade, para que os colaboradores possam treinar ali o que encontrarão no dia a dia das operações”, explica o gerente de treinamento da Academia de Serviços, Denis Bassetto, ressaltando que, até então, as aulas eram apenas teóricas. Agora, com todos os apetrechos práticos, os cursos representam um diferencial da empresa em relação ao mercado, explica o gerente.

Outro diferencial dos cursos é de qualificarem não apenas colaboradores da TAM Cargo, mas também pessoal de rampa, aeroportos, pilotos e comissários dos voos comerciais da TAM, para que tenham conhecimento sobre como lidar, especialmente, com eventuais transportes de carga perigosa no porão da aeronave ou evitar transporte inadequado desses materiais pelos passageiros.

“Além de colaborar para que essas áreas se aproximem das operações de cargas, também possibilita entender como se dá o transporte nos porões das aeronaves passageiras e dos cargueiros, fazendo com que compreendam a importância desse produto na cadeia de serviços do Grupo LATAM”, ressalta Denis Bassetto.

Fonte: TAM.

Leave a Reply