RIMOWA apresenta réplica fiel do avião Junkers F13 e entra para a história da aviação

Cortesia: RIMOWA.

Cortesia: RIMOWA.

A RIMOWA – marca alemã de malas e acessórios para viagem – acaba de entrar também para a história da aviação. Durante a AirVenture em Oshkosh, nos EUA – uma das maiores feiras de aviação do mundo, que encerrou ontem, dia 26 de julho –, a marca apresentou uma réplica fiel da mãe de todas as aeronaves comerciais, o Junkers F13, construído com o apoio da da Ju-Air e da Association of the Friends of Historical Aircraft.

Além de trazer de volta à vida a aeronave histórica, a RIMOWA surpreendeu o mercado com o anúncio da fabricação de outras réplicas da aeronave sob encomenda. “Estou extremamente animado com este avião e posso antecipar a demanda por outras cópias no mercado. Já estabelecemos a RIMOWA Flugzeugwerke AG, com sede na Suíça, onde vamos construir o F13 em série, para atender a demanda do mercado”, conta Dieter Morszeck, CEO da RIMOWA e neto de seu fundador.

O preço da aeronave vintage, que acomoda 4 passageiros – além do piloto e mecânico (tripulação) –, é  de 2.2 milhões de dólares.

Originalmente lançado em 1919, o Junkers F13 revolucionou a construção de aeronaves. Foi a primeira aeronave feita totalmente em metal com cabine de passageiros fechada e exportada para todo o mundo. Até 1933, mais de 330 unidades foram fabricadas, das quais somente algumas podem ser encontradas em museus – mas nenhuma em condição de voo. A réplica construída pela RIMOWA é a única capaz de voar: pode alcançar 170 km/ hora, tem alcance de 600 km “Nós temos trabalhado neste projeto há muito tempo. Agradeço a toda a equipe por seus esforços incansáveis e paixão. Finalmente podemos devolver ao mundo um pedaço de sua herança cultural, que moldou a indústria da aviação, assim como a própria RIMOWA como empresa “, disse o CEO e neto do fundador da RIMOWA, Dieter Morszeck.

A apresentação oficial do Junkers F13 aconteceu em grande estilo, com uma cerimônia para 150 convidados, entre eles a top brasileira Alessandra Ambrósio, garota propaganda da marca e estrela de mais recente catálogo mundial, e o modelo alemão Johahnes Huebl. O ponto mais alto da noite foi quando as grandes cortinas do salão – todo decorado ao estilo dos anos 20 – referência ao novo lookbook da marca – foram abertas, revelando a tão aguardada réplica da aeronave histórica Junkers F13, o F13 RIMOWA. Para encerrar o evento em ótimo tom, a cantora Norah Jones (nove vezes vencedora do Grammy), subiu ao palco e protagonizou uma performance inesquecível, surpresa guardada a sete chaves pela marca até o último momento.

A centenária marca de luxo de bagagens e acessórios para viagem é conhecida mundialmente por sua tecnologia e leveza, e desejada pelos famosos “frisos” de seu design. O que poucos sabem é que os tão cobiçados frisos tem inspiração justamente no avião histórico.

Fonte: RIMOWA.

Leave a Reply