TAM anuncia rotas que serão operadas pelo Airbus A350 XWB

Cortesia: Airbus.

Cortesia: Airbus.

O primeiro A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, já está com suas rotas traçadas. A aeronave, que tem previsão de chegar ao Brasil em dezembro deste ano, vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente, voando na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).

“Escolhemos São Paulo/Guarulhos – Manaus como a rota inaugural do A350 XWB para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio da aeronave, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo. Esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade (comunalidade) entre as linhas de produtos da Airbus. Essa semelhança inclusive facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.

“Desde 2012, a TAM se prepara para a entrada dessa aeronave inovadora em nossa frota, inclusive com a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente ao projeto”, revela José Zaidan Maluf, vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines. “Todas as áreas da empresa que serão responsáveis pela operação do A350 XWB – incluindo as tripulações técnica e comercial, e equipes de aeroportos, operacionais e administrativas – estão passando por treinamentos para estarem prontas para receber o novo equipamento”, complementa o executivo.

Frota jovem

A TAM, membro do Grupo LATAM, será a primeira companhia aérea das Américas e a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer entre o fim de 2015 e 2019, e possui outras cinco opções de compra.

A chegada pioneira do modelo às Américas reforça o compromisso constante da companhia em manter uma das frotas mais jovens e modernas do mundo, com aviões mais eficientes e de menor impacto ambiental, e usufruir da melhor tecnologia disponível na aviação, que permite oferecer cada vez mais conforto aos seus passageiros.

Construída com avançados materiais compostos, que são mais leves, eficientes e econômicos, a fuselagem mais ampla do A350 XWB possibilitará uma experiência de viagem ainda mais confortável. O novo modelo de aeronave da TAM estará configurado para atender os diferentes perfis de passageiros e terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business, que reclinam até 180 graus (full flat). Com nove assentos de 45,72 cm de largura por fileira na Classe Econômica, os clientes terão mais espaço, janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.

No A350 XWB, os passageiros desfrutarão de um voo ainda mais relaxante e sentirão menos cansaço, mesmo após longas viagens. O ar dentro da cabine é totalmente renovado a cada dois ou três minutos e mantido na temperatura ideal. O Airbus A350 XWB também emite até 25% menos gases que geram efeito estufa do que outros aviões utilizados pela indústria em voos de longo curso.

O A350 XWB reúne o mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas, resultando em custos operacionais (incluindo consumo de combustível) 25% menores. Essa aeronave é produzida com mais de 70% de materiais compostos, titânio e ligas de alumínio, resultando em um avião mais leve, eficiente e resistente à corrosão e à fadiga.

Fonte: TAM.

Leave a Reply