Helibras apresenta quatro modelos de helicópteros executivos na LABACE 2014

Cortesia: Helibras / Piti Reali.

Cortesia: Helibras / Piti Reali.

A Helibras expõe, em seu estande da 11ª edição da LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition,dois modelos monoturbina para o mercado executivo do Brasil, que integram a gama de aeronaves Airbus Helicopters comercializada no país.

Um deles é a versão mais recente da consagrada família Esquilo, a B3e. Produzida na fábrica da empresa, no sul de Minas Gerais, a evolução agrega tecnologia de ponta no novo painel Garmin, sustentabilidade com o motor ECO e a mesma versatilidade das versões anteriores. A Helibras já entregou mais de 400 unidades do Esquilo no Brasil, um dos modelos mais utilizados no mercado civil, com o diferencial único de financiamento pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), em 120 meses, através do programa Finame.

Por sua vez, com mais de 50 unidades em operação no país, o modelo EC130 – pertencente à mesma família Esquilo – também conta com a novíssima versão T2 em exposição no estande da empresa. O helicóptero mantém as linhas externas da versão anterior, mas traz 70% da estrutura da célula modificada. O motor mais potente, o Arriel 2D, possibilita ganho de velocidade e tempo nas viagens com extremo conforto a partir do redesenho do interior da cabine.

A modernização da caixa de transmissão principal oferece maior segurança de voo e conforto de pilotagem, propiciados também pelos novos sistemas, como o ativo de controle de vibração, a melhor distribuição da ventilação e desembaçamento, entre outros itens.

“A Helibras segue os pilares de inovação e tecnologia da Airbus Helicopters ao implantar, em seus modelos, diversas melhorias e modernizações para que as aeronaves acompanhem as demandas do exigente mercado executivo”, diz François Arnaud, vice-presidente Comercial e Marketing da Helibras.

Além das aeronaves expostas, durante a feira serão apresentados dois modelos da categoria biturbina. São as evoluções dos helicópteros EC135, chamada T3 ou P3, de acordo com a motorização, e EC145 T2. As novas versões devem chegar ao mercado nacional em 2015.

Tanto o EC135 T3, com motor Turbomeca, quanto o P3, com motorização Pratt&Whitney, apresentam aumento do desempenho de voo em condições de alta temperatura e altitude e em situações com um motor inoperante, uma ampla cabine interna, além de um baixo nível de ruído. Seu novo design de pás do rotor principal tem 10 centímetros a mais de comprimento da lâmina, possibilitando maior sustentação, além de novas entradas de ar laterais e um novo software de FADEC.

Com relação ao EC145 T2, as novidades ficam por conta de tecnologias de ponta para um avançado design de cockpit, modernos aviônicos e piloto automático de quatro eixos. Na parte externa, o  rotor de cauda carenado Fenestron foi o grande diferencial com relação à versão anterior, tornando-o o helicóptero mais silencioso de sua categoria. Outro diferencial é o da manutenção contínua, sem interrupções por inspeções com longos tempos de paralização. Recentemente, a Airbus Helicopters comemorou a entrega do primeiro EC145 T2, destinado à DRF Luftrettung, empresa alemã de resgate aeromédico.

Mais informações sobre os modelos poderão ser obtidas durante a LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition que acontece no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), até o dia 14 de agosto.

Fonte: Helibras.

Leave a Reply